Fatma inicia reforma no camping do Rio Vermelho

Data de publicação: 02 de setembro de 2013 - 14:36

..

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) iniciou a reforma do camping dentro do Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis. A área verde, no Norte da Ilha de Santa Catarina, possui um espaço aproximado de 12 campos de futebol.



| Fonte: Marcos Pivari

De acordo com o presidente do órgão, Gean Loureiro, o novo camping deve ser aberto no final do ano, antes de iniciar a temporada de verão 2013-2014.

A estrutura com churrasqueiras, banheiros com chuveiros, parques de recreação, campo de futebol, campo de vôlei dá acesso a uma das praias mais belas de Florianópolis. Assim será o camping do Parque Estadual do Rio Vermelho na próxima temporada, um instrumento de educação ambiental e contato das pessoas com a natureza.

“Queremos aproximar tanto a Fatma enquanto órgão ambiental quanto a natureza das pessoas. Esse contato é benéfico para a preservação do meio ambiente” explica Gean.

De acordo com o chefe do Parque, Márcio Luiz Alves, a reforma, que iniciou na terça-feira (27), deve ser concluída em 90 dias. “Corremos contra o tempo para deixar tudo pronto, já estamos recebendo dezenas de contatos de moradores locais e turistas interessados em usar o camping” disse Alves. No facebook, mais de 100 pessoas participam do grupo “Amigos do Parque do Rio Vermelho”, muitos sendo turistas.

Quem administrará o espaço será uma ONG que já participa do conselho do parque sob a supervisão da Fatma. Os valores cobrados serão discutidos com a comunidade e acessíveis a todos os públicos. Os recursos serão destinados para o próprio Parque do Rio Vermelho, principalmente para a manutenção e atendimento aos animais silvestres recolhidos no Centro de Triagem.

O presidente Gean Loureiro adianta que outras novidades serão apresentadas no Parque até o final do ano. “A Fatma atualmente gerencia 10 Unidades de Conservação em Santa Catarina e precisamos dar melhor suporte para visitação. Estamos trabalhando numa reestruturação dessas unidades” concluiu Gean.


Segundo notícias de nosso colega campista assíduo do Portal MaCamp, Clóvis Pedroso, O saudoso camping do Rio Vermelho - Florianópolis-SC reabrirá na próxima temporada de verão.

 

Foi a informação passada pelo próprio chefe do Parque que citou a determinação da presidência da FATMA em tornar todo o Parque do Rio Vermelho apto à visitação pública incluindo a área de camping. O projeto também inclui novas trilhas ecológicas.

Considerado pelo Portal MaCamp e por muitos campistas como um dos melhores campings do Brasil, o Camping do Rio vermelho não possui atrativos como piscinas, quadras, saunas e afins. Sua magnitude está no ambiente culturalmente rico do campismo, levando o turista à uma viagem aos tempos áureos do campismo dos anos 1970 com um ambiente educado, familiar e natural.

 

A área que já pertenceu ao CCB possuía ótimos banheiros, restaurante e áreas gramadas para barracas e trailers com uma trilha bucólica até a praia de Moçambique - uma das mais belas e virgens da Capital.

 

Torçamos para que o campismo ganhe mais esta batalha.

 

 

Referencias anteriores:

Entre os planos da Fatma para o local estão a abertura de uma trilha ecológica e a promoção de eventos na área verde

 

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) anunciou que, para a próxima temporada de verão, o Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, irá oferecer camping, trilha ecológica, nova estrutura para o Centro de Triagem de Animais Silvestres e eventos na área verde. A ideia é tornar o parque referência em turismo ecológico na cidade.

 O camping, fechado pela Fatma na temporada 2011-2012, será reaberto até o fim deste ano, segundo o presidente da fundação, Gean Loureiro. De acordo com ele, o órgão ambiental não tem estrutura para cuidar desse tipo de atividade, mas pode conceder autorização para outra entidade assumir. E, dessa forma, turistas e moradores que vinham reivindicando a reabertura da área poderão voltar a ter um contato mais próximo com a natureza.

A trilha ecológica do parque terá cerca de 1 km de extensão. A nova trilha será recheada de atrações ao longo do caminho, como apresentações teatrais, além da própria fauna e flora do parque. De acordo com Gean, será uma espécie de “mini zoológico”.

Já a responsabilidade pelos animais silvestres está passando por uma transição do Ibama para a Fatma. Com isso, a fundação começa a criar uma grande estrutura para melhor atender os bichos de todo o estado.

Atualmente, só há um Centro de Atendimento aos Animais Silvestres público em Santa Catarina, localizado no Parque do Rio Vermelho, com uma parceria da Fatma e Polícia Militar Ambiental. A ideia é aumentar a estrutura existente e montar outras espalhadas pelo estado.

O parque

O Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE) fica localizado ao Leste da Ilha de Santa Catarina, compreendendo uma área de 1.532 hectares. A região do PAERVE abriga em seu subsolo o aqüífero Ingleses-Rio Vermelho, responsável pelo abastecimento de água do norte da Ilha.

Em pesquisa recente realizada no parque foram registradas 169 espécies vegetais nativas, pertencentes a três tipos de restinga – herbácea (66 espécies), arbustiva (14 espécies) e arbórea (100 espécies). Há uma espécie de planta encontrada na área do PAERVE que foi descoberta em 1964 e até hoje não foi encontrada em nenhum outro lugar do mundo - trata-se da Mimosa catharinensis Burkart, um arbusto trepador com presença de espinhos.

No parque foi registrada a ocorrência de 106 espécies de aves silvestres e 15 espécies de répteis, sendo um deles o lagartinho-da-praia (Liolaemus occipitalis), uma espécie rara, ameaçada de extinção que vive somente nas dunas do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 



.

.

.

.

AVALIAÇÕES DOS CAMPISTAS E VIAJANTES:


.

OBS: Os comentários e avaliações exibidos acima pertencem ao Facebook e dos respectivos perfis das pessoas participantes. Cabem a elas quaisquer responsabilidades sobre as declarações. É garantido nestes campos o direito de resposta nos mesmos moldes, de qualquer pessoa que discorde.

.

BUSCA


RECEBA NOTÍCIAS DO CAMPISMO:

PATROCÍNIO MASTER:


MOTOR HOME TURISCAR!!!

1992 - A VENDA!

Saiba mais...

NÃO DEIXE DE VER OU PARTICIPAR:
  Forum Oficial do Campismo
Participe dos tópicos. Tire suas dúvidas. Debata suas idéias. Compartilhe do campismo...

  Doações ao MaCamp
Ajude o site que luta pelo campismo

  Campismo com Alma
Seja você também um campista de alma... Saiba mais.

  Rebocando Trailer
A lei mudou. Agora você pode rebocar trailer. Saiba tudo sobre a prática.

  Memorial Sequencial de RV`s
Os mais famosos trailers e motor homes catalogados um a um.

  Agenda do Campismo Brasileiro
Os eventos do campismo e caravanismo organizados por data. Fique por dentro das programações.

  Trailers
O maior acervo de trailers brasileiros da internet mundial.

 

APOIO:

       


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET E PARA AÇÕES EM PROL DA ATIVIDADE. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.

IMPORTANTE: Esta é uma versão BETA do MaCamp, ou seja, As informações e visual aqui dispostos estão em forma de testes.

 

TERMOS & CONDIÇÕES DE USO INCLUA SEU CAMPING NO GUIA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

2000 - 2014 MaCamp. Todos os direitos reservados.