REATIVAÇÃO DO CAMPING DE BRASÍLIA

Data de publicação: 10 de janeiro de 2009 - 00:00

..

O Grupo GAVIÕES DO PLANALTO, composto por campistas do Distrito federal, está travando uma luta louvável pelo campismo do Brasil. Trata-se da reativação do CAMPING DE BRASÍLIA, projetado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que era parte integrante do Plano Piloto da Capital Federal.


  • ./arquivos/noticia/arquivos/41/imagens/BRASILIA_11.jpg

    | Fonte: (Desconhecido)

  • ./arquivos/noticia/arquivos/41/imagens/BRASILIA_21.jpg

Desde sua construção em 1980, já foi o maior camping do Brasil com uma área de 1,77 milhão de metros quadrados. Teve sua gestão nas mãos do CCB e possuía banheiros, lavanderia e galpão, além das barracas e trailers que ficaram somente na lembrança do ápice do campismo do Brasil. Hoje encontra-se abandonado e será desapropriado para a implantação de um novo bairro.
 


O projeto imobiliário chamado "Setor Noroeste". Consta que já foi liberado pelo IBAMA. As 20 quadras do Bairro poderão abrigar até 40.000 pessoas. Como a área possui 10% de seu espaço dentro de uma área de proteção ambiental (APA), teve que passar por diversos processos de órgãos ambientais e o projeto deverá seguir algumas exigências, dentre elas, a inserção de um parque, cuja parte de sua área pegaria o antigo camping.
 

 

A idéia dos campistas é de transferir o camping para uma nova área, adotando padrões modernos e ecologicamente corretos.
 
Em novembro de 2008, campistas do grupo Gaviões do Planalto realizaram uma carreata de manifestação pelo campismo do Brasil e pela área pública de camping a ser reaberta. O filme abaixo traz algumas imagens.

 


 
 
Está marcada para o dia 17/03/2009, das 9h às 17:30h uma REUNIÃO promovida pelo MINISTÉRIO DO TURISMO com proprietários de acampamentos turísticos (campings), coordenadores das Associações de Veículos de Recreação, técnicos dos Ministérios do Turismo e Meio Ambiente e ANVISA – Vigilância Sanitária. Tudo tem a total a assistência de LUIZ EDGAR TOSTES, diretor da ABRACAMPING e que nunca deixou de trabalhar pelo campismo do país.
 
Em 2008 foi promulgada a Lei Geral de Turismo, que instituiu o Cadastur, registro obrigatório no Ministério do Turismo dos meios de hospedagem, onde se incluem os “ACAMPAMENTOS TURÍSTICOS”, e das demais categorias de atividades e prestadores de serviço na área de turismo. Para cumprimento desse dispositivo legal é necessária a criação de uma “MATRIZ DE INSTALAÇÕES E SERVIÇOS” para os Acampamentos Turísticos. O objetivo do Ministério do Turismo é elaborar essa matriz em conjunto com os proprietários dos campings e representantes das associações de veículos de recreação, nessa reunião.
 
 Para melhor rendimento dos trabalhos, a ABRACAMPING sugere que os participantes cheguem na véspera, terça-feira dia 16, para se realizar uma reunião preliminar entre os representantes dos campings e das associações de veículos de recreação à partir de 14.00h. Pede-se que todos os envolvidos com o campismo do Brasil não deixem de comparecer, pois a construção dessa matriz será de suma importância para a regularização dos campings e incentivo ao campismo. Alguns grupos de campismo já estão se reunindo e propondo saídas combinadas, com pernoite no seguinte Local: Albergue da Juventude no centro de Brasília-próximo ao Palácio do Governo do DF, DETRAN e Vila Militar. O local é todo gramado, tem banheiros masculinos e femininos, internet, e café da manhã, luz 220 volts e água potável da melhor qualidade. Custo da diária: R$12,00 por pessoa. Não cobra equipamento. favor confirmar informações e confirmarem presença com Luiz Tostes, Tel. (61) 8165-0031 email: abracamping@gmail.com.
 
 
Matéria MaCamp
10/02/2009  por Marcos Pivari
 


 

 



.

.

.

.

AVALIAÇÕES DOS CAMPISTAS E VIAJANTES:


.

OBS: Os comentários e avaliações exibidos acima pertencem ao Facebook e dos respectivos perfis das pessoas participantes. Cabem a elas quaisquer responsabilidades sobre as declarações. É garantido nestes campos o direito de resposta nos mesmos moldes, de qualquer pessoa que discorde.

.

BUSCA


TRAILER A VENDA!

KC-380 1989 - UM EIXO
(Um Legítimo Karmann Ghia)

Saiba mais...


RECEBA NOTÍCIAS DO CAMPISMO:


PATROCÍNIO MASTER:


CONHEÇA:

NÃO DEIXE DE VER OU PARTICIPAR:
  Forum Oficial do Campismo
Participe dos tópicos. Tire suas dúvidas. Debata suas idéias. Compartilhe do campismo...

  Doações ao MaCamp
Ajude o site que luta pelo campismo

  Campismo com Alma
Seja você também um campista de alma... Saiba mais.

  Rebocando Trailer
A lei mudou. Agora você pode rebocar trailer. Saiba tudo sobre a prática.

  Memorial Sequencial de RV`s
Os mais famosos trailers e motor homes catalogados um a um.

  Agenda do Campismo Brasileiro
Os eventos do campismo e caravanismo organizados por data. Fique por dentro das programações.

  Trailers
O maior acervo de trailers brasileiros da internet mundial.

 

APOIO:

       


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE AINDA RESTRINGE SEUS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET E PARA AÇÕES EM PROL DA ATIVIDADE. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.

IMPORTANTE: Esta é uma versão BETA do MaCamp, ou seja, As informações e visual aqui dispostos estão em forma de testes.

 

TERMOS & CONDIÇÕES DE USO INCLUA SEU CAMPING NO GUIA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

2000 - 2014 MaCamp. Todos os direitos reservados.