Climatizador Refrigerado

Data de publicação: 28 de março de 2012 - 21:24

..

Na constante discussão entre Ar Condicionado e Climatizador, o campista agora possui uma alternativa mista.


  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/01zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/Capture.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/04zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/03zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/02zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/05zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/06zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/07zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/08zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/09zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/10zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/11zoom1.jpg

  • ./arquivos/noticia/arquivos/113/imagens/12zoom1.jpg

A discussão divide opiniões. De um lado os que preferem a real refrigeração e controle da temperatura do Condicionador de Ar e de outro os que preferem a economia de energia e opção do 12V.  Ambos possuem prós e contras e carregam conseqüências de seus triunfos.

Aos que ficam no meio das opiniões e que não são nem o céu e nem a terra chegou uma alternativa bastante mediana tanto no preço quanto na simplicidade. O produto conceituado com nome da marca (Aerotruck) tentou reunir uma refrigeração mais próxima ao ar condicionado com as vantagens da simplicidade e economia de energia do climatizador. É claro que não tem a potência de refrigeração de um condicionador, mas resfria mais que um climatizador, com consumo mais próximo do último. 

 

É bom deixar claro que o aparelho encontra-se APENAS na voltagem de 24Vcc.



Marcos Pivari



Veja algumas perguntas e respostas divulgadas pelo fabricante:
 


 

1) O que é AeroTruck?

É um equipamento de refrigeração com tecnologia totalmente nova no Brasil, desenvolvido para resfriar a cabine dos caminhões durante o descanso do motorista.



2) AeroTruck é um climatizador ou um ar-condicionado?

O AeroTruck não é nem um climatizador, nem um ar-condicionado. Isto significa que o AeroTruck não tem capacidade para resfriar toda a cabine do caminhão em dias muito quentes e sob insolação, como um ar-condicionado que é ligado ao motor do veículo. Porém, a capacidade de refrigeração do AeroTruck é suficiente para tornar a temperatura da cabine agradável durante a noite e mesmo durante o dia, sob condições de temperatura e insolação mais amenas.



3) Posso utilizar o AeroTruck tanto com o motor ligado quanto desligado?

Sim, o AeroTruck pode ser utilizado em ambas as situações. Em caso de uso com o motor desligado, testes demonstram que no modo de operação ECO, a autonomia das baterias é maior do que 8 horas*, permitindo uma partida segura do motor mesmo após este período de uso contínuo.

*Baterias com 150Ah de capacidade, em boas condições de uso, carga e manutenção.



4) Por que o AeroTruck não tem filtro de palha e tanque de água?

O AeroTruck utiliza um sistema hermético de refrigeração semelhante ao que é usado por refrigeradores domésticos. Diferente dos climatizadores, que utilizam um princípio evaporativo, o sistema do AeroTruck dispensa o uso de filtro de palha ou reabastecimento com água, pois se baseia em outro princípio para resfriar o ar.



5) Já tenho um climatizador em meu veículo. Posso substituí-lo pelo AeroTruck?

Sim. O produto foi desenvolvido para atender os caminhões de todas as marcas, 24 volts. Os modelos específicos você encontra em nosso site: www.aerotruck.com.br.



6) Já tenho um ar-condicionado acionado pelo motor em meu veículo. Posso instalar e utilizar também um AeroTruck?

Sim. Não há restrições em instalar e usar o AeroTruck em veículos que já tenham ar-condicionado. Ambos podem, inclusive, ser usados ao mesmo tempo.



7) Se o AeroTruck ficar ligado por muitas horas, a bateria do veículo vai se descarregar completamente?

O controle eletrônico interno do AeroTruck possui um sistema de proteção automático que monitora a voltagem da bateria e desliga o sistema caso esta voltagem indique um nível que possa pôr em risco a partida do motor.



8) O que é o modo ECO?

O AeroTruck dispõe de um modo de funcionamento chamado ECO, que minimiza o uso da carga da bateria, proporcionando maior tempo de operação do sistema. No modo ECO, o AeroTruck passa a ajustar o seu consumo automaticamente para preservar um nível mínimo de carga da bateria. Se a carga porém atingir um nível crítico que possa comprometer a partida do veículo, a proteção (veja pergunta 7) entra em ação e o equipamento é desligado. Para a comodidade do motorista, o AeroTruck entra no modo ECO toda vez que o motor do caminhão é desligado. A qualquer momento, pode-se ativar ou cancelar este modo através da tecla ECO no painel ou no controle remoto.



9) Posso pintar o produto na cor do caminhão?

Sim. A capa superior do seu AeroTruck é confeccionada em ABS, mesmo material utilizado em outras partes plásticas do seu veículo que recebem pintura, ou seja, a capa originalmente branca, pode ser pintada na cor do seu veículo seguindo as recomendações do fabricante de tintas automotivas e do fabricante do seu veículo. Recomendamos não pintar a base de seu AeroTruck, evitando danos aos componentes internos do produto.



10) Como fica o logotipo AeroTruck se eu pintar a sua cobertura na cor do meu veículo?

O logotipo do AeroTruck será vendido separadamente, no mesmo ponto de venda onde você comprou o seu produto, para que você possa manter as suas características originais.



11) AeroTruck consome combustível?

Pelo fato de o AeroTruck utilizar energia proveniente das baterias, o seu uso não requer o consumo direto de combustível pelo motor. Para manter o nível de carga das baterias, os veículos automotores normalmente possuem um alternador, que proporciona esta carga quando o veículo está em operação.



12) Este produto pode ser usado em veículos com sistema elétrico de 12 volts?

Não. Os modelos AeroTruck disponíveis atendem somente os veículos com sistema elétrico de 24 volts, corrente contínua.



13) Um mesmo modelo de produto pode ser montado em diversos tipos de caminhão?

Alguns modelos do AeroTruck podem ser usados em mais de um tipo de caminhão. Para identificar o código correto para sua aplicação, consulte a tabela de modelos disponíveis que estará em breve no site.



14) Este produto pode ser montado em máquinas agrícolas e utilitários?

Sim, desde que o sistema elétrico seja de 24 volts, corrente contínua.



15) Posso trocar o cabo de alimentação do produto (cabo da bateria) por qualquer outro?

Não. Somente o cabo de alimentação especificado para o produto deve ser utilizado. A utilização de outro cabo de alimentação poderá interferir no funcionamento do sistema de monitoramento automático de voltagem da bateria. A instalação e a manutenção do AeroTruck devem ser feitas apenas na rede autorizada, sob risco de perda da garantia.



16) Posso ligar o produto diretamente na bateria do caminhão?

Sim. Para ligar o produto diretamente na bateria é utilizado um cabo específico, fornecido com o produto. A instalação e a manutenção do AeroTruck devem ser feitas apenas na rede autorizada, sob risco de perda da garantia.



17) Como funciona o controle de entrada de ar externo?

Esta opção é oferecida para permitir que os ocupantes controlem a entrada de fumaça e odores no interior da cabine. Ao fechar a entrada de ar externo, o ar da cabine será recirculado sem contato com o ar vindo do exterior do veículo. Ao abrir a entrada do ar externo, uma parcela do ar que será resfriado será captado fora do ambiente da cabine. É recomendável que, sempre que possível, a entrada de ar externo de ar permaneça aberta para renovar o ar no interior da cabine.



18) Qual é a garantia do produto novo?

A garantia de um produto novo é de 1 (um) ano, se a instalação for realizada pela rede autorizada. Se a instalação não for executada por um serviço autorizado, não será concedida garantia.



19) Posso comprar o produto diretamente da fábrica?

Não.



20) Posso programar o produto para desligar em um determinado horário?

Sim. Existe uma função "timer” que permite programar o funcionamento por determinado período. Após o final do período selecionado, o AeroTruck desligará automaticamente.



21) O AeroTruck desembaça os vidros da cabine?

Sim. Se os difusores de saída de ar forem direcionados para os vidros, o AeroTruck auxiliará no desembaçamento dos mesmos. Isto se deve, principalmente, pelo princípio de funcionamento do AeroTruck, que não utiliza água durante sua operação.



22) Posso operar o AeroTruck sem o uso do controle remoto?

Sim. Todas as funções do AeroTruck podem ser operadas a partir do painel de controle no console do produto (exceto as funções "timer" e "relógio", disponíveis apenas no controle remoto).



23) O AeroTruck requer algum tipo de manutenção?

Sim. É requerida a limpeza periódica de alguns elementos, bem como a troca do filtro de ar externo. Eventualmente, será necessária a reposição das escovas do motor elétrico dos ventiladores em função do desgaste natural desses componentes. Veja todos os detalhes no manual do produto.



24) Quem é o fabricante do AeroTruck?

É a Embraco, líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração e sinônimo de qualidade em soluções para refrigeração. Reconhecida mundialmente pela tecnologia de ponta de seus produtos e por sua capacidade de inovação, a Embraco tem sede em Joinville (SC) e fábricas na Itália, Eslováquia e China, e três escritórios de vendas e assistência técnica, nos Estados Unidos, no México e na Itália.



25) Um compressor de geladeira pode ser usado no AeroTruck?

Não. O AeroTruck utiliza um compressor de alta eficiência, desenhado especialmente para funcionamento em veículos e com alimentação a partir de baterias de 24V.



26) Qual a capacidade de refrigeração do AeroTruck?

2400 BTUs/hora.




 



.

.

.

.

AVALIAÇÕES DOS CAMPISTAS E VIAJANTES:


.

OBS: Os comentários e avaliações exibidos acima pertencem ao Facebook e dos respectivos perfis das pessoas participantes. Cabem a elas quaisquer responsabilidades sobre as declarações. É garantido nestes campos o direito de resposta nos mesmos moldes, de qualquer pessoa que discorde.

.

BUSCA


RECEBA NOTÍCIAS DO CAMPISMO:

PATROCÍNIO MASTER:


TRAILER A VENDA!

KC-330 1990 - UM EIXO
(Um Legítimo Karmann Ghia)

Saiba mais...

MOTOR HOME TURISCAR!!!

1992 - A VENDA!

Saiba mais...

NÃO DEIXE DE VER OU PARTICIPAR:
  Forum Oficial do Campismo
Participe dos tópicos. Tire suas dúvidas. Debata suas idéias. Compartilhe do campismo...

  Doações ao MaCamp
Ajude o site que luta pelo campismo

  Campismo com Alma
Seja você também um campista de alma... Saiba mais.

  Rebocando Trailer
A lei mudou. Agora você pode rebocar trailer. Saiba tudo sobre a prática.

  Memorial Sequencial de RV`s
Os mais famosos trailers e motor homes catalogados um a um.

  Agenda do Campismo Brasileiro
Os eventos do campismo e caravanismo organizados por data. Fique por dentro das programações.

  Trailers
O maior acervo de trailers brasileiros da internet mundial.

 

APOIO:

       


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET E PARA AÇÕES EM PROL DA ATIVIDADE. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.

IMPORTANTE: Esta é uma versão BETA do MaCamp, ou seja, As informações e visual aqui dispostos estão em forma de testes.

 

TERMOS & CONDIÇÕES DE USO INCLUA SEU CAMPING NO GUIA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

2000 - 2014 MaCamp. Todos os direitos reservados.