Chapada Diamantina - BA

..

Informações:




Descritivo:


Apresentamos a CHAPADA DIAMANTINA no Guia como sendo uma Cidade, apenas para fins lógicos no Guia MaCamp. A Chapada Diamantina é uma região de serras encravada do Estado Baiano e abrange alguns municípios. Atente para cada um deles no guia para que possa ser bem hospedado na região.

 

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do Estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

 

A Chapada Diamantina é composta por 26 municípios: (Abaíra e seu distrito Ouro Verde e Catolés), Andaraí, Barra da Estiva, Dom Basílio, Ibitiara, Itaetê, Livramento de Nossa Senhora,Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Novo Horizonte, Palmeiras, (Rio de Contas e seus distritos Arapiranga e Marcolino Moura), Seabra, Souto Soares, Tapiramutá, Utinga, Wagner, Boninal, Bonito, (Ibicoara e seu distrito Cascavel), Iraquara, (Jussiape e seu distríto Caraguataí), Lençóis, Mucugê, Nova Redenção e Piatã.

 

Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão. Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.033 metros (o mais alto do nordeste) e o Pico das Almas com 1.958 metros.
Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem é a principal opção dos turistas de todas as partes que visitam a Chapada. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço. Em Igatu, a curiosidade se aguça em meio às ruínas da cidade fantasma, construída com pedras que formam as paredes de pequenas grutas. Em Capão da Volta o "morro da igrejinha" é um dos lugares mais visitados, por católicos e todos que apreciam a beleza da Chapada.

 

As rochas da Chapada Diamantina fazem parte da unidade geológica conhecida como Supergrupo Espinhaço, que tomou este nome por ocorrer na serra do Espinhaço, no estado de Minas Gerais. Apresenta-se em geral como um altiplano extenso, com altitude média entre 800 e 1.200m acima do nível do mar. As serras que compõem a Chapada Diamantina abrangem uma área aproximada de 38.000 km² e são as divisoras de águas entre a bacia do rio São Francisco (rios S. Onofre, Paramirim) e os rios que deságuam diretamente no oceano Atlântico, como o Rio de Contas e o Rio Paraguaçu. Nesta cadeia de serras são encontrados os picos mais altos da Bahia, sendo o Pico do Barbado com 2.033m, o ponto culminante de todo o nordeste.

 



Mapa:


Acesse nosso Guia de Campings MAPEADOS

Mais informações:


A Chapada Diamantina nem sempre foi uma imponente cadeia de serras. Há cerca de um bilhão e setecentos milhões de anos, iniciou-se a formação da bacia sedimentar do Espinhaço, a partir de uma série de extensas depressões que foram preenchidas com materiais expelidos de vulcões, areias sopradas pelo vento e cascalhos caídos de suas bordas. Sobre essas depressões depositaram-se sedimentos em uma região em forma de bacia, sob a influencia de rios, ventos e mares. Posteriormente, aconteceu um fenômeno chamado soerguimento, que elevou as camadas de sedimentos acima do nível do mar, pressionada pela força epirogenética, tendo aos pouco um sofrível erguimento ao longo de milhões de anos. As inúmeras camadas de arenitos, conglomerados, e calcários, hoje expostas na Chapada Diamantina, representam os depósitos sedimentares primitivos; a paisagem atual é o produto das atividades daqueles agentes ao longo do tempo geológico. Nas ruas e calçadas das cidades da Chapada, lajes de superfícies onduladas revelam a ação dos ventos e das águas que passavam sobre areais antigos.

 

 

.

.

.

.

AVALIAÇÕES DOS CAMPISTAS E VIAJANTES:


.

OBS: Os comentários e avaliações exibidos acima pertencem ao Facebook e dos respectivos perfis das pessoas participantes. Cabem a elas quaisquer responsabilidades sobre as declarações. É garantido nestes campos o direito de resposta nos mesmos moldes, de qualquer pessoa que discorde.

.


RECEBA NOTÍCIAS DO CAMPISMO:

PATROCÍNIO MASTER:


MOTOR HOME TURISCAR!!!

1992 - A VENDA!

Saiba mais...

NÃO DEIXE DE VER OU PARTICIPAR:
  Forum Oficial do Campismo
Participe dos tópicos. Tire suas dúvidas. Debata suas idéias. Compartilhe do campismo...

  Doações ao MaCamp
Ajude o site que luta pelo campismo

  Campismo com Alma
Seja você também um campista de alma... Saiba mais.

  Rebocando Trailer
A lei mudou. Agora você pode rebocar trailer. Saiba tudo sobre a prática.

  Memorial Sequencial de RV`s
Os mais famosos trailers e motor homes catalogados um a um.

  Agenda do Campismo Brasileiro
Os eventos do campismo e caravanismo organizados por data. Fique por dentro das programações.

  Trailers
O maior acervo de trailers brasileiros da internet mundial.

 

APOIO:

       


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET E PARA AÇÕES EM PROL DA ATIVIDADE. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.

IMPORTANTE: Esta é uma versão BETA do MaCamp, ou seja, As informações e visual aqui dispostos estão em forma de testes.

 

TERMOS & CONDIÇÕES DE USO INCLUA SEU CAMPING NO GUIA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

2000 - 2014 MaCamp. Todos os direitos reservados.